Ícone do site CMOS DRAKE | Equipamentos hospitalares: DEA, ECG, respirador e mais.

Tem sono excessivo mesmo dormindo muito? Sinal de alerta

Você Vive Com Sono Durante O Dia? Isso Pode Ser Um Alerta Grave

Ter sono excessivo mesmo dormindo muito é um sinal do corpo humano para avisar que algo está errado. 

Ficar cansado por causa da rotina corrida e agitadas é normal, porém, quando esse cenário se transforma e a fadiga vira algo excessivo e constante, é hora de investigar mais a fundo para entender o que está acontecendo.

Quer saber mais sobre o tema e entender porque sentir muito sono ao longo do dia pode ser um sinal de alerta? Continue lendo o artigo!

É normal dormir muito e continuar com sono?

Geralmente não é normal dormir muito e continuar com sono, pois isso pode ser um sinal que algo não está bem com a sua saúde.

Por isso, se você tem sono excessivo mesmo dormindo muito, a indicação é que você verifique a razão de isso estar acontecendo respondendo algumas perguntas como:

Conheça o CPAP

Principais causas do sono excessivo?

Abaixo, listamos as principais causas de sono excessivo. Confira!

Apneia do sono

O sono excessivo mesmo dormindo muito pode ser causado pela apneia do sono, um distúrbio que obstrui as vias aéreas durante o sono e diminui o oxigênio nos pulmões, fazendo com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

A apneia do sono também tem como característica paradas respiratórias, roncos, despertares com engasgo e sufocamentos.

Para tratar a apneia do sono você deve buscar ajuda de um médico especialista em distúrbios do sono que fará um exame de polissonografia para avaliar como você tem dormido. Terapias de oxigenoterapia costumam auxiliar muito.

Anemia

A falta de ferro no sangue pode ser um dos motivos de você ter sono excessivo mesmo dormindo muito.

Lembrando que o ferro é encontrado em alimentos como carne vermelha, ovo, feijão e beterraba.

Para identificar se essa é a razão de você ter sono excessivo mesmo dormindo muito o indicado é marcar uma consulta com um clínico geral ou ginecologista e solicitar um hemograma.

Depressão

Embora a depressão seja uma doença que afeta a mente humana, ela também reflete em aspectos físicos do corpo, como sono excessivo mesmo dormindo muito.

Se você desconfia que está com depressão e por isso tem dormido muito, procure pela ajuda de um médico psiquiatra e comece um tratamento para melhorar esse quadro.

Falta de vitaminas que causam sono excessivo

Que exames fazer para investigar causa de sono excessivo?

Para investigar a causa do sono excessivo mesmo dormindo muito, procure por um médico especialista em distúrbios do sono e faça um exame de polissonografia para avaliar como é o seu sono.

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta?

O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema. Leia dicas sobre como parar de roncar.

Pessoas com AOS sofrem com interrupções na entrada de ar no organismo, causadas pelo fechamento das vias aéreas por alguns segundos, reduzindo a quantidade de oxigênio no sangue. Isso pode causar doenças cardiovasculares, como a hipertensão e arritmias cardíacas, além de aumentar as chances de diabetes tipo 2 e AVCs.

Mas você deve estar se perguntando qual é a relação entre a AOS e a sonolência em excesso durante o dia. E é aqui que entram as consequências desse transtorno.

Relação entre a AOS e o sono excessivo

As pausas na respiração durante a noite fazem com que as pessoas que sofrem com o distúrbio despertem com uma alta frequência, devido à falta de ar. 

Em decorrência dos despertares durante a madrugada, pessoas com AOS não têm uma boa noite de sono, roncam ao dormir e, consequentemente, não conseguem descansar de maneira adequada para repor as energias para o dia seguinte.

Considerando todos esses malefícios da AOS, é possível compreender os fatores que fazem com que o cansaço excessivo se torne algo preocupante. 

Além disso, quando ocorrem as interrupções no fluxo de ar para as vias aéreas, o corpo precisa fazer um grande esforço para conseguir respirar e manter os sinais vitais normais, gastando muito mais energia durante a noite, que deveria ser um período de descanso. Ou seja, ao invés de ter suas energias recarregadas, ao acordar você continua se sentindo cansado.

Portanto, é indispensável que, ao sentir esse tipo de sintoma, a pessoa busque um profissional especialista em medicina do sono para analisar o quadro e entender, de fato, o que está acontecendo. Dessa forma, é possível descobrir se o sono durante o dia está sendo causado pela AOS e investir em um tratamento mais adequado.

Como tratar sono excessivo?

Para tratar o sono excessivo você precisa, antes de tudo, identificar a sua causa. Existem aparelhos como o CPAP que ajudam em muitos dos casos, é inclusive geralmente um aparelho utilizado para parar de roncar, mas é fundamental consultar um especialista!

Se for apneia do sono, você tratará com um médico especialista em distúrbios do sono.

Se for anemia, o tratamento será feito por um clínico geral ou ginecologista.

Caso seja depressão, o tratamento é indicado por um psicólogo ou psiquiatra. 

Sofre de apneia do sono? Conheça o tratamento com o aparelho CPAP e volte a experimentar como é o seu dia após uma noite de sono bem dormida

Conclusão

Hoje a nossa missão era apresentar algumas causas do sono excessivo mesmo dormindo muito.

Como você viu, esse quadro pode indicar desde problemas físicos, como a apnéia do sono, até problemas psicológicos que refletem no seu corpo, como a depressão.

Independentemente do que você acha que pode estar causando o sono excessivo mesmo dormindo muito,  é fundamental que você marque uma consulta médica com um profissional da saúde e faça o tratamento adequado para resolver esse problema.

Quem leu este conteúdo também se interessou por: dor no peito.

Sair da versão mobile