Ícone do site CMOS DRAKE | Equipamentos hospitalares: DEA, ECG, respirador e mais.

Aparelho CPAP: para que serve e benefícios ao paciente

O que é CPAP nasal e para que serve?

O CPAP nasal é um equipamento que vem ficando cada vez mais conhecido, especialmente para as pessoas que sofrem com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, condição que prejudica bastante a qualidade de vida.

Continue a leitura do artigo para entender melhor o que é o CPAP e para que serve!

O que é o CPAP nasal?

Quem sofre de apneia do sono, durante a noite, passa por momentos em que a passagem de ar para o sistema respiratório é interrompida, reduzindo a oxigenação sanguínea. Isso é extremamente perigoso, porque pode causar ou piorar doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

O CPAP nasal é um equipamento que veio para solucionar os problemas relacionados a apneia e ao ronco. A tradução da sua sigla significa “pressão positiva contínua nas vias aéreas” e explica muito bem a sua função.

Todavia, esse aparelho emite um fluxo de ar ininterruptamente que vai para as narinas do paciente por meio de uma máscara.

Conheça o CPAP

O que o aparelho CPAP faz no pulmão?

O aparelho CPAP evita o fechamento da passagem de ar para os pulmões quando é usado para tratar apneia do sono.

Esse fechamento da passagem de ar para os pulmões geralmente acontece por conta do:

Desse modo, esse equipamento entra em cena para melhorar a qualidade do sono do paciente e aliviar sintomas comuns nessas situações, como sonolência, cansaço, dores de cabeça matinais e dificuldade em se concentrar. Veja dicas de como parar de roncar.

Para que serve o aparelho CPAP?

O aparelho CPAP serve para oxigenar o organismo do paciente durante a noite e para tratar apneia do sono.

Isso porque, conforme falamos acima, ele envia um fluxo de ar constante para as vias respiratórias e impede que elas se fechem ou fiquem obstruídas em episódios de apneia ou hipopneia. É muito utilizado também para pacientes em home care.

Então, na prática, o aparelho CPAP serve para evitar diversos sintomas e efeitos colaterais desses tipos de distúrbios, muito utilizado também como aparelho para parar de roncar, dando mais qualidade de vida e qualidade do sono para a vida do paciente. E falando em pacientes, temos um conteúdo super bacana sobre experiência do paciente, salve para ler depois!

Importância do aparelho CPAP no tratamento de distúrbios do sono

O aparelho CPAP é importante no tratamento de distúrbios do sono, como apneia obstrutiva do sono, porque ele evita a interrupção da respiração e mantém as vias aéreas superiores abertas.

Isso é fundamental para casos como apneia obstrutiva do sono, pois essa condição faz com que as vias aéreas fiquem bloqueadas, causando interrupções na respiração.

Além do mais, o aparelho CPAP é importante no tratamento de distúrbios do sono porque ele colabora para:

No vídeo abaixo, conheça mais sobre o primeiro aparelho CPAP da indústria brasileira e a melhor e mais completa solução e ventilação domiciliar.

Para quem é indicado o uso do CPAP?

Além de pacientes que sofrem com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, o uso do CPAP também pode ser indicado para pessoas com:

Como usar o CPAP nasal e dicas de adaptação

O CPAP é um equipamento bastante simples de ser utilizado e, diferentemente do que possa parecer, não compromete o conforto na hora do sono. Basta colocar a máscara e dormir normalmente. Nos primeiros dias pode ser estranho, mas com algumas dicas você não vai nem sentir que está usando:

Além disso, escolher um equipamento inteligente e com tecnologia de ponta ajuda a ter um tratamento muito mais confortável. Leia o artigo sobre o CPAP da CMOS DRAKE e descubra a melhor opção para o tratamento de apneia do sono!

Onde comprar o aparelho CPAP?

Para comprar o aparelho com tecnologia de ponta e com uma empresa reconhecida no mercado, você pode contar com a CMOS DRAKE.

O nosso modelo de CPAP se chama OxyAir e tem alguns recursos e fundamentais para medicina do sono

Confira na sequência!

Conectividade eficiente

O CPAP da CMOS DRAKE é capaz de se conectar a dispositivos móveis, como celulares e tablets, para realizar a configuração e ajustes.

Além disso, ele também se comunica para o envio de relatórios por 3G, 4G, 5G, bluetooth e Wi-Fi, permitindo mais versatilidade e mobilidade para quem está usando.

Destacamos também o seu display touch screen, o maior do mercado (5 polegadas) e a sua navegação amigável e intuitiva.

Conforto durante toda a noite

O conforto durante toda a noite do sono do paciente é garantido com o OxyAir  graças a suas tecnologias, como:

Além disso, o nosso aparelho conta com facilidade de interação e conforto através de algumas características, como:

No vídeo abaixo, você pode ficar por dentro de mais detalhes sobre o OxyAir, a opção de CPAP mais completa do mercado.

 

Tempo de duração do tratamento com aparelho CPAP

O tempo de duração do tratamento com o aparelho CPAP é algo que somente um médico pode dizer, pois isso varia de cada caso.

Lembrando que a apneia do sono é um distúrbio que não tem cura e que para usar o aparelho CPAP você precisa estar passando por um acompanhamento de um profissional da saúde qualificado.

Isso porque somente um profissional da saúde conseguirá avaliar qual a eficácia do tratamento e a sua duração. 

O que fazer quando paciente não se adapta ao aparelho CPAP?

Quando o paciente não se adapta ao aparelho CPAP, é preciso tomar algumas atitudes para amenizar os seus desconfortos com ele, como:

Lembrando que todos os pacientes precisam passar por três etapas para se adaptar ao uso do aparelho CPAP:

  1. conhecer o uso do CPAP e todos os seus acessórios;
  2. adaptar o organismo a receber o fluxo de ar;
  3. conciliar o uso do CPAP ao sono.

E como em todo tipo de tratamento é necessário ter um tempo de adaptação que varia de uma pessoa para outra.

É comum que a fase de início seja um pouco difícil, mas tenha em mente que ela é fundamental para melhorar o seu quadro de apneia do sono. 

Saber mais sobre a medicina integrativa pode ser do seu interesse.

O que pode substituir o aparelho CPAP?

O tratamento com o aparelho CPAP pode ser substituído por outras terapias, como aparelho intra-oral, fonoterapia e estimulação elétrica do hipoglosso e tratamento cirúrgico.

Mas nós ressaltamos que embora existam outras abordagens terapêuticas que podem substituir o aparelho CPAP, ele ainda é uma das opções menos invasivas e que apresenta resultados mais positivos em pacientes.

Conheça o CPAP da CMOS DRAKE, a melhor solução do mercado para tratamento de apneia do sono.

Conclusão

Agora você já está por dentro de tudo sobre o aparelho CPAP e o seu tratamento em distúrbios do sono.

E principalmente, e já sabe que o OxyAir é a melhor opção do mercado, sendo modelo mais completo e que conta com todas as vantagens de um fabricante nacional com proximidade, confiança e tradição.

Sair da versão mobile