Ícone do site CMOS DRAKE | Equipamentos hospitalares: DEA, ECG, respirador e mais.

DEA: tudo sobre o Desfibrilador Externo Automático

parada cardíaca durante as compras

A desfibrilação é a aplicação de uma corrente elétrica no coração de um paciente, e tem como objetivo evitar a sua morte por parada cardíaca. O DEA (Desfibrilador Externo Automático), aparelho utilizado nesse procedimento, também é indicado para tratar problemas de arritmias, fibrilação atrial ou ventricular e taquicardia.

Apesar de a faixa etária mais afetada pelo problema ser de idosos depois dos 60 anos, a parada cardiorrespiratória também acomete adultos com mais de 40 anos e até mesmo jovens a partir de 18 anos, causando a morte de aproximadamente 300 mil brasileiros por ano.

Caso haja um desfibrilador disponível no local, a taxa de sobrevida é alta. 

Tendo isso em mente, é importante não apenas ter esse aparelho em locais públicos, mas também saber utilizá-lo ou contar com socorristas que possuam esse conhecimento.

Neste artigo, preparamos um pequeno guia sobre como utilizar um DEA, pois sabendo desses procedimentos, você estará apto a salvar uma vida. 

Acompanhe!

Quando usar um desfibrilador externo automático?

Um desfibrilador externo automático deve ser usado imediatamente em casos de parada cardiorrespiratória, pois é um aparelho de primeiros socorros.

Lembrando que a lei brasileira exige a presença deste equipamento para uso imediato em lugares de  aglomeração ou alta circulação de pessoas, como:

Conheça o DEA

Além do mais, o DEA deve ser usado em hospitais, clínicas estéticas, clínicas médicas, ambulâncias e viaturas de resgate de bombeiros e policiais.

Tudo isso porque o DEA é o equipamento ideal para casos de emergências cardiorrespiratórias, sendo determinante para a sobrevivência do paciente.

Preparação para uso do desfibrilador

Antes de utilizar um DEA é preciso realizar massagem cardíaca no indivíduo. Caso esteja acompanhado, é interessante que uma pessoa faça a massagem enquanto a outra vai preparando o aparelho.

A massagem cardíaca deve ser feita o quanto antes, principalmente em casos em que não se sabe há quanto tempo o paciente está inconsciente. Faça compressões no peito, intercalando com respirações boca a boca.

Não deixe de telefonar para a emergência, pois o profissional pode ajudar nesse processo dando as orientações corretas.

Passo a Passo de como usar um DEA (Desfibrilador Externo Automático)

Na sequência, apresentamos a você um passo a passo de como usar o DEA. Confira!

  1. Ligue o aparelho: ligue o DEA e escute atentamente as instruções sobre como proceder.
  2. Posicione os eletrodos: normalmente, os eletrodos dos DEAs são adesivos em coxim. O eletrodo direito deve ser posicionado embaixo da clavícula da vítima, enquanto o esquerdo deve ser aderido abaixo do mamilo esquerdo. É importante que os eletrodos sejam posicionados corretamente, para que a corrente elétrica atinja mais fibras cardíacas.
  3. Aguarde o aparelho analisar a condição do paciente: depois de posicionar os coxins no paciente, instale o cabo do aparelho na luz indicativa. A partir daí, o DEA irá fazer uma análise do seu ritmo cardíaco. É o resultado dessa análise que determinará se é necessário aplicar o choque ou não. Quando a análise aponta para a não realização do choque, deve-se prosseguir com a massagem e aguardar a chegada da emergência.
  4. Dê o choque: se a análise do desfibrilador apontar que é preciso efetuar o choque no paciente, veja primeiro se não tem ninguém muito perto ou em contato com o DEA ou com a vítima.

Assim, pressione o botão de choque. É importante ressaltar que o aparelho dá uma descarga elétrica por vez. Após dois minutos, uma nova avaliação do ritmo cardíaco é realizada, indicando o próximo passo a ser seguido.

Não remova o desfibrilador após o procedimento. Aguarde o atendimento médico.

Preparações especiais para uso do DEA

Antes de posicionar os eletrodos do DEA no paciente, é preciso atentar a alguns detalhes. No caso em que a vítima é um homem com muito pelo na região peitoral, deve-se raspar a área antes da colocação dos coxins, a fim de que eles fiquem aderidos diretamente na pele.

Antes de utilizar um DEA, certifique-se de que o paciente não está molhado. Caso esteja, seque-o.

O eletrodo do desfibrilador também não pode ser colado sobre implantes de marca-passo e medicamentos adesivos, uma vez que pode haver interferência na corrente elétrica. É necessário retirar também acessórios de metal como jóias, pulseiras e sutiãs com aro.

A cada 40 segundos um brasileiro morre devido a problemas cardíacos. Mas, com um desfibrilador por perto, você garante um atendimento a uma complicação por arritmia cardíaca em adultos e crianças em poucos minutos com uma elevada taxa de sobrevivência.

Importância do DEA 

O DEA é um equipamento importante porque em casos de parada cardíaca, quanto mais rápido for feita a desfibrilação, mais chances o paciente tem de sobreviver.

Ou seja, esse aparelho é importante porque ajuda a salvar vidas!

Lembrando que na maior parte das situações de óbito por parada cardíaca o paciente já não tem mais vida quando o serviço de atendimento e resgate chega no lugar.

Porém, esse quadro pode ser revertido se a assistência for feita de maneira rápida e se eles estiverem em mãos o equipamento. Além disso, existem diferentes tipos de desfibrilador, fique por dentro!

Quem pode usar o DEA?

O DEA pode ser usado por:

Ressaltamos que o aparelho deve ser usado em situações de emergência por pessoas treinadas a manuseá-lo.

Precisa fazer curso de DEA?

Embora o DEA seja um aparelho de fácil manuseio, ele requer um preparo e treinamento básico para quem for usá-lo saber o que fazer nos momentos de emergência e em situações em que a sua utilização é indicada.

Justamente por isso afirmamos que é preciso fazer um treinamento para pessoas leigas e equipes de saúde se habilitarem a operarem o aparelho.

Confira tudo o que você deve considerar na hora de comprar um DEA. 

Conheça o DEA da CMOS Drake pioneiro na América Latina

O DEA da CMOS Drake é um aparelho referência em vários países do mundo e é pioneiro na América Latina.

Nosso equipamento assegura a máxima segurança e agilidade em situações de emergências cardíacas, pois consegue fazer a leitura do sinal de ECG de maneira automática e determinar o tratamento adequado para o paciente em segundos.

Além do mais, o nosso desfibrilador DEA Life 400 Futura é um aparelho compacto, leve e adaptável a qualquer pessoa. 

Ele também se destaca por ser automático, portátil e capaz de avaliar e tratar arritmias cardíacas com precisão. 

Conte com o melhor DEA do mercado para prestar socorro rápido e reverter uma  arritmia maligna antes mesmo da chegada do socorro médico.

Conclusão

Hoje nossa missão era esclarecer a você que o DEA se trata de um desfibrilador externo automático, ou seja, um aparelho de primeiros socorros que deve ser usado imediatamente em casos de parada cardiorrespiratória.

Como o seu uso pode ser feito desde profissionais da saúde, bombeiros, agentes policiais e até mesmo pessoas leigas, diante de um treinamento prévio, trouxemos aqui um passo a passo de como usar um DEA, para você consultar sempre que for preciso.

No mais, lembre-se que o melhor DEA do mercado é o da CMOS DRAKE, pois somos  referência em vários países do mundo e pioneiros na América Latina.

Sair da versão mobile