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7 dicas de como garantir a melhor experiência do paciente

A experiência do paciente é sobre oferecer a ele um atendimento positivo e centrado em suas necessidades.

E isso envolve desde o atendimento da recepção até os equipamentos e dispositivos usados para diagnosticar e tratar a sua condição de saúde.

Além disso, existem outros fatores que devem ser levados em conta quando falamos da experiência dos pacientes, como uma boa comunicação, acessibilidade e padronização de processos internos.

Para que você entenda como todos esses e outros pontos são fundamentais na hora de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes, preparamos esse artigo completo sobre o tema.

Vem com a gente!

O que é experiência do paciente?

A experiência do paciente é a união de todas as interações que ele tem com uma empresa e que influenciam diretamente a percepção dele em relação a como foi tratado.

Isso significa que a experiência do paciente envolve desde o primeiro contato dele com a instituição, seja na hora de agendar a sua consulta ao chegar no pronto-socorro, até o pós-tratamento.

Portanto, temos diversos elementos entre esses processos que envolvem entregar uma boa experiência ao paciente, como:

Importância da experiência do paciente

A experiência do paciente é importante porque:

Como é avaliada a experiência do paciente?

A experiência do paciente é avaliada através de dados estatísticos, como taxas e índices capazes de revelar o andamento do desempenho da equipe técnica, administrativa e de atendimento. 

Isso pode ser feito, por exemplo, com uma pesquisa de satisfação por ferramentas NPS.

O NPS significa Net Promoter Score, uma métrica utilizada para medir a lealdade e satisfação dos clientes em relação a uma empresa ou organização. 

Com essa métrica é possível mensurar e avaliar a experiência do seu serviços, instalações e tudo mais que envolve o atendimento ao seu paciente.

A pergunta principal para esse tipo de avaliação é:

“De 0 a 10, qual a chance de você recomendar nossos serviços para um amigo ou parente”.

Ou seja, usamos aqui uma escala de 0 a 10 para entender a satisfação do cliente.

Com base nas respostas, os clientes são classificados em promotores (notas 9 e 10), neutros (notas 7 e 8) ou detratores (notas de 0 a 6). 

Além deste, outros indicadores que podem ser usados para avaliar a experiência do paciente são:

Como garantir uma boa experiência do cliente

Na sequência, apresentamos alguns exemplos práticos de como garantir uma boa experiência do cliente em seu hospital ou clínica. 

Acompanhe!

Humanização no atendimento

A humanização no atendimento envolve praticar a escuta ativa, a empatia e o respeito pelo paciente.

Assim, os profissionais de saúde promovem uma conexão mais significativa, estabelecendo uma relação de confiança e cuidado. 

E no fim das contas, essa humanização contribui para reduzir o estresse e a ansiedade dos pacientes, proporcionando um ambiente acolhedor e acalmando suas preocupações.

Comunicação eficaz

Uma comunicação clara e empática entre profissionais de saúde e pacientes é essencial para:

Boa reputação

Quando uma instituição de saúde tem uma reputação positiva, os pacientes tendem a se sentir mais confiantes e seguros ao buscar atendimento. 

No mais, a reputação reflete a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos pacientes anteriores, a eficiência dos processos e a excelência dos profissionais de saúde.

Acessibilidade

A acessibilidade em clínicas e hospitais envolve oferecer facilidade de acesso aos serviços, tanto física quanto financeiramente. 

Neste cenário, a acessibilidade física inclui a disponibilidade de rampas, elevadores e banheiros adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, além de sinalização clara e orientação adequada. 

Já a acessibilidade financeira envolve a disponibilidade de opções de pagamento acessíveis, como convênios e planos de saúde, além de políticas de preços justos e transparência nas cobranças. 

Padronização de processos

A padronização de processos ajuda a evitar erros, minimizar a variabilidade no tratamento e garantir a segurança do paciente. 

Além disso, ela contribui para uma maior eficiência, reduzindo o tempo de espera e atrasos, resultando em uma experiência mais ágil e satisfatória para o cliente.

Segurança e proteção de dados

A proteção adequada das informações pessoais e médicas dos pacientes é crucial para preservar sua privacidade e confidencialidade. 

Isso promove a confiança dos pacientes na instituição de saúde e tranquilidade em relação ao compartilhamento de suas informações sensíveis. 

Além disso, a segurança física também é importante para garantir a proteção dos pacientes, como ter um DEA (Desfibrilador Externo Automático) por perto em caso de ataque cardíaco. 

Isso porque a presença de um DEA acessível e funcionando corretamente pode salvar vidas.

Afinal, esse equipamento permite uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência cardíaca, proporcionando uma experiência mais segura para os pacientes.

Equipamentos de qualidade

Ter equipamentos de qualidade é fundamental para garantir uma boa experiência dos seus clientes.

Isso porque eles possibilitam diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e monitoramento adequado, reduzindo riscos e proporcionando resultados confiáveis. 

Por exemplo, ter um DEA é essencial para reverter casos de parada cardíaca. 

Mas ter um DEA de qualidade permite que seu uso seja fácil e que um atendimento rápido e efetivo seja prestado em situações críticas, transmitindo segurança e confiança aos pacientes.

Equipamentos médicos para uma boa experiência ao cliente

Uma clínica ou hospital deve estar equipado com uma variedade de equipamentos médicos para fornecer um atendimento abrangente e de qualidade, como: 

Quer equipamentos de qualidade para aprimorar o cuidado de seus pacientes? Conte com a CMOS DRAKE.

Conclusão

Como você viu, a experiência do paciente é a união de todas as interações que ele tem com uma empresa e que influenciam diretamente a percepção dele em relação a como foi tratado.

Tendo isso em mente, para garantir uma boa experiência ao público do seu hospital ou clínica, você deve ter: 

E para ter os melhores equipamentos médicos em sua clínica ou hospital, conte com a CMOS DRAKE.

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