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Comunicação Interpessoal Para A Segurança Do Trabalho — Como Falar, Ser ouvido, Entendido e Respeitado

Comunicação interpessoal

A segurança do trabalho é algo que deve estar sempre em primeiro lugar. Mas existem inúmeros desafios para os profissionais dessa área promoverem a conscientização e a educação dos profissionais. É preciso principalmente que a comunicação interpessoal seja clara, efetiva e capaz de comunicar com diversos setores e níveis para conscientizar a todos eles.

Se você ainda tem dúvidas se consegue se comunicar bem com a sua equipe, não tem problema! Reunimos aqui quatro dicas que irão te ajudar com isso.

4 dicas para melhorar a comunicação interpessoal no trabalho

Uma comunicação interpessoal efetiva permite que você transmita as informações com clareza, de modo que o ouvinte consiga compreender a sua mensagem e a coloque em prática. 

Veja a seguir quatro dicas para melhorar a forma que você se comunica com seus colaboradores!

1. Module o tom de voz

A forma que falamos muitas vezes é mais importante do que o que foi dito e isso deve-se ao tom de voz. 

Por exemplo, quando você delega uma tarefa para um colaborador pode soar ríspido ou amigável, tudo depende de como você modulou a sua voz. Por isso, preste bastante atenção!

Além disso, é importante modular o tom de voz de acordo com os diferentes setores que irá abordar. 

2. Domine a linguagem não verbal

Outro elemento que determina a forma como você é visto é a linguagem não verbal, ou seja, expressões faciais, gestos, etc. Nós passamos muito mais segurança quando olhamos nos olhos de quem estamos falando e adotamos uma postura ereta, por exemplo. 

Por isso, fale sempre de pé e com firmeza, mas sem perder a simpatia e gesticule para dar ênfase às informações e instruções que deseja passar.

3. Pratique a escuta ativa

Boa parte da comunicação interpessoal não é saber falar, mas sim ouvir. Quando você demonstra genuíno interesse no que o outro fala, o diálogo é muito mais efetivo, sendo  possível assimilar verdadeiramente o que está sendo dito. Além disso, em contrapartida, a outra pessoa tende a prestar muito mais atenção em você.

Ao se comunicar com os colaboradores, leve sempre um caderno para tomar nota das questões e dúvidas, demonstrando que eles também estão sendo ouvidos e são importantes para a empresa.

4. Adéque o vocabulário

É importante saber se comunicar nas mais diferentes situações. Em um ambiente de trabalho você não irá se comunicar com gírias e usar uma linguagem chula. 

Porém, mais do que isso, na sua rotina de trabalho você convive com várias pessoas, nos mais diversos cargos e é preciso saber adequar a comunicação. Por exemplo, você não irá falar com os colaboradores do chão de fábrica da mesma forma que fala com um gestor.

A comunicação interpessoal é uma habilidade importante para promover a segurança do trabalho. Para se aprofundar mais no tema, confira o nosso material sobre as dez boas práticas que não podem faltar na sua empresa. Confira se você já aplica todas elas!

10 boas práticas de Segurança do Trabalho que não podem faltar na sua empresa

 

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