Os cuidados necessários para comprar equipamentos para CTI

07/07/2021

Para os profissionais de saúde, é fundamental tomar decisões rápidas e assestivas ao comprar equipamentos médicos para CTI ou aproveitar as vantagens do “preço por tempo limitado”.

Embora o equipamento e a tecnologia sejam necessários para fazer seu melhor trabalho, eles também podem ser caros e colocá-lo em uma busca constante pelas melhores e mais recentes ferramentas.

No complexo mundo da saúde, o processo de compra de novos dispositivos e tecnologia pode ser delicado, mas é importante seguir alguns passos e procedimentos para garantir um processo mais assertivo.

Primeiro, você precisa determinar qual equipamento pode ajudar melhor sua prática; então você precisa escolher um fornecedor; e finalmente precisa financiar seu investimento, ou planejar a melhor forma de compra de acordo com os recursos do hospital para o CTI.

Antes de participar da próxima feira ou aceitar a reunião de outro fornecedor, considere estas perguntas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão de compra para o hospital ou instituição.

 

Como tomar os cuidados necessários na hora de comprar equipamentos para CTI pode tornar um centro de saúde diferenciado?

 

Diferenciar sua prática é a chave para se manter competitivo em seu mercado. Ter tecnologia de ponta pode diferenciá-lo e ajudá-lo a diagnosticar e tratar melhor seus pacientes.

Antes de iniciar, procure sempre ter em mãos o inventário dos equipamentos quebrados e antigos para auxiliar na análise das necessidades de compra. E também tenha sempre pessoas que atuam diretamente no CTI para ter como ponto de contato para eventuais dúvidas técnicas ou para analisarem juntos as melhores soluções para o hospital.

Atualizar equipamentos mais antigos pode ajudar a criar uma prática mais eficiente e inteligente. Para essa atualização é importante pesquisar sobre as tecnologias disponíveis, conectividade entre os equipamentos e possibilidade de upgrades futuros.

Além disso, pesquise sobre outras práticas e outros tipos de equipamentos que outros hospitais estejam utilizando em seus CTIs e que talvez você poderia trazer ao seu centro de tratamento intensivo também. Talvez o acréscimo de um novo equipamento, ou nova tecnologia, possa permitir que você execute novos recursos que normalmente indica a especialistas externos, ou então vai permitir prestar serviço de melhor qualidade, com mais segurança e mais agilidade para a equipe médica.

 

O investimento realmente vale a pena?

 

Conforme o equipamento fica mais velho, ele requer mais manutenção para se manter em funcionamento com desempenho padrão em uma CTI. Chamar rotineiramente os especialistas em manutenção de equipamentos hospitalares para fazer reparos leva tempo e dinheiro, além de poder custar vidas.

Ao investir em equipamentos mais novos e confiáveis para CTI, você pode mantê-los funcionando com desempenho ideal, sem custos num grande período de tempo. Mais uma vez, é aqui que olhar para o longo prazo pode orientar uma decisão.

Seu tempo, dinheiro e pacientes graves provavelmente valem mais do que o incômodo de consertar equipamentos antigos rotineiramente.

Saiba qual o preço de um desfibrilador e onde comprar um equipamento de qualidade!

 

Isso ajudará meu hospital a atrair os melhores talentos?

 

Parte de se manter competitivo é ter uma ótima equipe. Ao tentar recrutar e contratar os melhores talentos, ter as opções de tecnologia mais atualizadas e avançadas pode ser um fator decisivo na decisão de um colaborador em potencial.

 

Como utilizar melhor os novos equipamentos para CTI em todo o seu potencial?

 

Ter o equipamento mais atualizado pode beneficiar seu hospital de muitas maneiras, mas é importante lembrar que o treinamento para o manuseio deve ser realizado de maneira adequado.

Muitas vezes, os médicos compram os melhores equipamentos do mercado e apenas os usam para continuar fazendo as mesmas coisas que sempre fizeram.

Investir em treinamento, ou adquirir equipamentos médicos de fabricantes que já proporcionam o treinamento, garante que os equipamentos, como um cardioversor para CTI ou Ventilador pulmonar para CTI, por exemplo, sejam utilizados da melhor maneira, em seu potencial máximo, maximizando ainda mais o retorno sobre o investimento, ajudando a salvar mais vidas, e garantindo ainda o prolongamento da vida útil do equipamento.

 

Qual é a melhor forma de financiar?

 

Primeiramente, sobre a forma de aquisição, avalie bem se entre o aluguel e a compra, qual seria o modelo que faz mais sentido para o cenário do seu hospital. Analise diferentes modalidades e veja quais as vantagens de cada modelo, dependendo do capital de giro, do planejamento do hospital e outras vantagens que o fornecedor possa oferecer, muitas vezes a locação pode ser um formato muito vantajoso, até mesmo pensado a longo prazo, visto que daqui alguns anos, os equipamentos para CTI que você comprar hoje, poderão estar obsoletos. E no caso da locação, isso não se torna um problema do hospital. Mas tudo depende do planejamento e do momento que o hospital esteja passando, vale sempre uma alinhamento com o setor financeiro e de planejamento.

Caso a opção seja por comprar os equipamentos, há uma série de opções financeiras a serem consideradas, desde um empréstimo de capital de giro até uma linha de crédito, cartão de crédito, financiamento de fornecedor e cartão BNDES por exemplo. Pesquise as opções disponíveis e analise junto aos setores do hospital.

Muitos fatores devem ser considerados. Se estiver procurando um empréstimo, você pode recorrer a um credor tradicional, como um banco. As opções de leasing são frequentemente consideradas para custos de curto prazo.

No final das contas, a coisa mais importante que você pode oferecer às pessoas que precisam de serviços de CTI é o acesso ao atendimento, diagnóstico e tratamento excepcionais. Tomar as decisões de investimento certas para a sua prática pode render lucros e diversos benefícios a longo prazo.

E se você está interessado em algum produto para CTI, conheça nossos produtos e aproveite também para falar com um especialista para tirar dúvidas!

Confira e conheça alguns dos equipamentos médicos CMOS DRAKE:

Imagem da bomba de infusão CMOS DRAKE vista de frente

Imagem do Cardioversor CMOS DRAKE VIVO visto de frente, um aparelho amarelo e robusto repleto de funcionalidades.

Imagem das 3 opções de monitor multiparamétrico da CMOS DRAKE

VENTILADOR PULMONAR

VENTILADOR PULMONAR RUAH

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog