O Que É RCP? Aprenda A Realizar Essa Técnica Que Salva Vidas

09/03/2022

O que é RCP?

De acordo com o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma pessoa morre em decorrência de doenças cardiovasculares a cada 90 segundos. Quando uma pessoa é vítima de parada cardíaca, o socorro deve ser imediato, caso contrário, as chances de sobrevivência caem bastante. Para isso, é importante saber o que é RCP e como realizar essa técnica.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto! 

O que é RCP?

Muitas pessoas não sabem o que é RCP, mas essa é uma técnica que salva vidas! A sigla significa reanimação cardiopulmonar e diz respeito a um conjunto de manobras ─ popularmente conhecidas como massagens cardíacas ─ que devem ser realizadas em vítimas de infarto para manter a circulação sanguínea do coração, enviando oxigênio para outros órgãos vitais.

Como consequência da parada cardíaca, o sangue para de ser bombeado para as outras estruturas do corpo. Com isso, elas também param de receber oxigênio, de modo que se o socorro não for imediato, existe alto risco de morte ou sequelas graves e permanentes.

Passo a passo para realizar a RCP

Agora que você já sabe o que é RCP, é hora de aprender como colocar essa técnica em prática!

A reanimação cardiopulmonar feita pelos socorristas especializados promove a respiração artificial, por meio da combinação entre as manobras de compressões torácicas e as a ventilação, popularmente conhecida como“boca a boca”,que busca garantir o fluxo de oxigênio até os pulmões e cérebro, principalmente. 

Já para o público leigo ─ qualquer pessoa como você, seus vizinhos e eu ─ é recomendado fazer apenas as compressões no tórax, pois já são o suficiente para estimular o fluxo sanguíneo e garantir a sobrevivência da vítima.

Portanto, qualquer um pode, e deve, ajudar a salvar a vida de alguém que sofre uma parada cardíaca. Para isso, é preciso ficar atento à qualidade técnica, a quantidade e velocidade das compressões que devem ser feitas sobre o peito da vítima. 

E lembrando que também é preciso tomar alguns cuidados de acordo com a idade da pessoa que está sendo socorrida! Veja a seguir:

Como fazer RCP em adultos?

1º passo: coloque a vítima deitada de barriga para cima;

2º passo: o socorrista precisa colocar as duas mãos no centro do tórax da vítima, posicionando uma sobre a outra, deixando os braços esticados e os dados entrelaçados;

3º passo: realizar as compressões. Para isso, o socorrista deve pressionar o peito do indivíduo com todo o peso do seu corpo, de maneira rápida e profunda, fazendo de 100 a 120 compressões por minuto.

O que é RCP?

Como fazer RCP em crianças

Em crianças o passo a passo é o mesmo, contudo, a compressão deve ser feita com uma mão para crianças maiores e adolescentes menores, e com apenas com os dedos para bebês, para não machucar. 

Confira mais informações no artigo sobre RCP em recém-nascidos!

Realizar essas manobras é fundamental na hora do socorro, mas ela pode ser muito mais eficiente tendo os equipamentos adequados. Saiba mais sobre o assunto no e-book sobre feedback de RCP e saiba como agir com mais segurança em casos de paradas cardíacas!

Baixe gratuitamente o e-book Como salvar mais vidas em emergências cardíacas: a importância do Feedback de RCP no DEA!O que é RCP?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog