Entenda O Que É Apneia Obstrutiva do Sono e Quais São Os Sintomas

07/05/2022

O que é apneia e quais são os sintomas?

Muitas pessoas não sabem o que é apneia obstrutiva do sono (AOS), mesmo sendo um problema que afeta de 32,5% da população, segundo um estudo publicado na revista científica Sleep Medicine

Estar por dentro desse assunto é muito importante, porque essa condição reduz drasticamente a qualidade de vida dos portadores e ainda aumenta o risco de doenças cardiovasculares, AVC, hipertensão, diabetes e muito mais.

Continue a leitura para saber o que é apneia obstrutiva do sono e descobrir os seus sintomas!

O que é apneia obstrutiva do sono?

É muito importante entender o que é apneia obstrutiva do sono e conhecer os sinais clássicos dessa condição para saber se é necessário procurar um especialista do campo da medicina do sono.

A AOS é caracterizada por interrupções temporárias na entrada de oxigênio durante o sono. A apneia do sono não culmina apenas no incômodo ronco, mas pode agravar ou colaborar para o aparecimento de problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras doenças. 

Isso porque em cada uma dessas interrupções da entrada de ar, por mais breve que ela seja, significa uma parada no fluxo de oxigênio para o sangue. Dessa forma, ocorre um quadro chamado de hipoxemia sanguínea.

Quando isso acontece, a pessoa afetada por essa condição precisa despender mais esforço para conseguir respirar, o que a deixa bastante cansada durante o dia. Em casos mais severos, os pacientes chegam a acordar durante à noite em uma resposta do cérebro para a baixa concentração de oxigênio sanguíneo.

Por isso, é importante, além de saber o que é apneia, ter conhecimento de quais são os sintomas para saber a hora de buscar um tratamento médico adequado! Veja dicas de como parar de roncar.

Quais são os sintomas da apneia obstrutiva do sono?

Os sintomas clássicos da apneia obstrutiva do sono são:

  • ronco;
  • sono agitado;
  • despertares durante a noite;
  • falta de disposição e sono durante o dia;
  • dor de cabeça;
  • problemas de memória, atenção e concentração;
  • tendências depressivas;
  • hipertensão;
  • arritmia cardíaca.

Esses sintomas são indícios de que é preciso procurar um tratamento. Se você acha que sofre com apneia do sono ou conhece alguém que passa por isso, confira também o artigo sobre o CPAP nasal e descubra a melhor abordagem terapêutica para essa condição! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog