Monitor Multiparâmetro Pré-Configurado e Modular — Conheça As Diferenças

11/03/2022

Diferenças entre o monitor multiparâmetro modular e pré-configurado

O monitor multiparâmetro é um equipamento fundamental nos ambientes hospitalares. Ele faz o acompanhamento de parâmetros como temperatura, pressão de oxigênio, sangue, eletrocardiograma e muitos outros.

Na hora de escolher o monitor para hospital ou clínica existem duas opções: o pré-configurado e o modular. Continue lendo para entender as diferenças entre os dois!

Monitor multiparâmetro pré-configurado X modular

O monitor multiparâmetro pode ser pré-configurado ou modular. O primeiro é o modelo mais básico e já vem com os parâmetros configurados direto da fábrica e no momento da compra é preciso ter em mente quais você quer acompanhar. Os parâmetros básicos que normalmente sempre acompanham os equipamentos são os seguintes:

  • eletrocardiograma (ECG);
  • oximetria de pulso;
  • pressão não invasiva;
  • temperatura;
  • respiração.

E se caso você precise incluir algum parâmetro opcional você precisa escolher para adicionar no momento da compra. Pois se não, depois disso, você precisará enviar para a assistência técnica para fazer um upgrade. Normalmente, você poderá adicionar parâmetros opcionais tais como Pressão Invasiva, Capnografia, entre outros.

Por outro lado, o monitor de sinais vitais do tipo modular abre o leque de parâmetros que podem ser acompanhados e ou adicionados futuramente, porque é possível solicitar os módulos separadamente. A instalação é simples e automática e ainda é possível alternar os módulos opcionais entre monitores.

Ao comprar monitor multiparamétrico modular, você tem o equipamento que  possui um slot onde os parâmetros opcionais a serem incluídos podem ser encaixados. Eles são de reconhecimento simples e a instalação é feita automaticamente, de modo que não é preciso calibrar ou fazer qualquer outro procedimento. Você pode, ainda, alternar os módulos entre diferentes leitos de um mesmo hospital. 

Os parâmetros básicos dos monitores modulares, costumam ser os mesmos dos monitores pré-configurados, porém, os parâmetros opcionais modulares costumam ter uma gama maior de possibilidades, como análise de gases, impressora, entre outros, além da pressão invasiva e capnografia também.

Esse modelo é bastante versátil e traz muita flexibilidade ao atendimento dos pacientes, porque você pode trocar ou adicionar novos módulos de acordo com a sua necessidade, sem que seja preciso recorrer a uma assistência técnica para fazer o upgrade. 

Assista o vídeo para entender melhor sobre o funcionamento desse equipamento médico:

Saiba mais

Qual é a melhor opção de monitor multiparâmetro para hospital: modular ou pré-configurado?

Na hora de escolher o melhor monitor de sinais vitais para o seu estabelecimento é preciso considerar qual o nível de complexidade dos casos que serão atendidos. 

Por exemplo, em um centro de tratamento intensivo (CTI) para pacientes cardíacos, é preciso acompanhar a pressão não invasiva e o débito cardíaco, além dos parâmetros que estão normalmente incluídos nos monitores pré-configurados.

Outro ponto a ser considerado são as normas relativas às quantidades de aparelhos médicos que devem ser disponibilizados por leito. Uma dessas resoluções diz que a cada cinco leitos de CTI, um deve contar com monitor que acompanhe capnografia (medição do  CO2 exalado). 

O modelo modular também é a opção ideal para ambientes hospitalares que atendem um grande público, tendo em vista que ele permite a alternância de parâmetros entre diferentes leitos, já que podem chegar pacientes com as mais diversas necessidades de acompanhamento.

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de monitores, está na hora de escolher o melhor equipamento para o seu hospital ou clínica. Confira o artigo sobre as linhas de monitor multiparamétrico da CMOS DRAKE e conheça os modelos de monitorização multiparamétrica disponíveis!

Confira informações sobre a linha de monitores multiparamétricos CMOS DRAKE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Blog