Quais os sintomas e o que causa a taquicardia?

Sintomas de taquicardia

O coração é, evidentemente, um dos órgãos mais importantes de todo o corpo humano. Ele é o motor que permite que todo o organismo funcione, por isso, é fundamental conhecer e reconhecer os sinais de quaisquer problemas que possam estar afetando esse componente tão importante. Então, é preciso conhecer um pouco mais sobre a taquicardia, o que ela pode dizer e o que pode estar causando-a.

O que é a taquicardia?

A taquicardia pode ser uma resposta bem natural do organismo. Ela é caracterizada por um aumento acentuado da capacidade de batimentos, sendo mais que 100 batidas por minuto. Normalmente, ela é uma resposta a estímulos externos como um susto ou um exercício mais intenso. Após a passagem deste estímulo, o ritmo volta ao normal.

Por outro lado, é preciso estar atento, pois a taquicardia pode estar associada a certas doenças cardíacas e pulmonares, além de alterações na tireoide.

Este sintoma, quando mais momentâneo, é reconhecido pela sensação de que o coração está batendo mais rápido do que deveria, além de uma certa falta de ar. Por outro lado, se for mais frequente ou estiver acompanhada de sintomas como a febre e desmaios é preciso estar um pouco mais atento, pois podem ser revelados problemas mais sérios.

Os tipos de taquicardia

Existem, basicamente, três tipos de taquicardia, de acordo com o local do coração de onde surge o problema. A sinusal se origina no nó sinusal, que são células específicas. Já a ventricular se origina no ventrículo, localizado na parte de baixo do coração. Por fim, a atrial se origina no átrio, na parte de cima do coração.

Apesar da localização em locais diferentes, todas têm sintomas bem parecidos, fazendo com que seja necessário realizar uma série de exames, de modo a determinar exatamente qual é a taquicardia em questão.

Portanto, os sintomas mais comuns da taquicardia são:

shutterstock_172597058Batimento acelerado sentido no peito;

Falta de ar;

Cansaço;

Tonturas, vertigens e sensação de desmaio;

Palpitações cardíacas.

 

 

É importante notar que se a taquicardia for acompanhada de outra doença, seus sintomas também serão notados. Por isso, fique bem atento a qualquer indicação do organismo. Caso haja esses sintomas, com uma frequência grande e sem uma explicação evidente, é necessário procurar um cardiologista.

Como tratar a taquicardia?

Isso é fundamental, pois é o cardiologista que irá ajudar a tratar a taquicardia e uma possível doença que esteja associada a este sintoma.

Por exemplo: se a causa for momentânea, e mais situacional, os sintomas devem sumir de junto com o problema. Uma boa dica, é buscar se acalmar se o problema for emocional, como o estresse. Tentar controlar a respiração, ou colocar um pouco de água fria no rosto também ajuda.

Porém, se ela surge mais de duas vezes por semana, sem um motivo óbvio, dura mais de 30 minutos e vem acompanhada de sintomas como dor de cabeça e dores no peito, o cardiologista irá fazer os exames e determinar o melhor tratamento.

Estes podem incluir o uso de remédios como betabloqueadores e digitálicos e, nos casos mais graves, até mesmo cirurgias.

Conheça mais sobre o assunto no nosso blog.

Os problemas no coração não são brincadeira, e devem ser levados muito a sério. Portanto, qualquer sinal de problema, procure um médico. Se precisar de algum equipamento, nós somos a CMOS DRAKE, líder do Brasil em equipamentos para emergências cardíacas. Para conhecer um pouco mais sobre nossa empresa e os nossos produtos, acesse nosso site ou ligue para (31) 3547-3969 e conheça nossos produtos

Desenvolvemos tecnologia médica para salvar vidas. Temos a missão de levar um Desfibrilador ao alcance de todos os brasileiros. A cada 40 segundos um brasileiro morre devido a complicações cardíacas. Mas, com um desfibrilador por perto, você garante um atendimento a uma complicação por arritmia cardíaca em adultos e crianças em poucos minutos com uma elevada taxa de sobrevivência. Você pode ter um DEA na sua empresa ou condomínio a partir de R$ 390,00 mensais, clique e saiba como.